sexta-feira, 20 de maio de 2011

Avaliação do desempenho: Governo e parceiros partilham recados

O GOVERNO considera que os seus Parceiros de Apoio Programático (G19) devem melhorar a previsibilidade dos desembolsos dos fundos acordados de forma a permitir-lhe um maior espaço de manobra na programação de actividades de desenvolvimento. É que, apesar de estar a registar uma redução gradual na sua dependência, o Orçamento do Estado continua a ser financiado em grande medida com recurso a ajuda externa.
Maputo, Sexta-Feira, 20 de Maio de 2011:: Notícias


Os islâmicos têm chamado a atenção por sua ausência dos levantes no Oriente Médio e no norte da África, liderados em grande medida por cidadãos comuns revoltados com governos autocráticos, corrupção e economias mal conduzidas.
A Al Qaeda e outros grupos militantes desencadearam campanhas sangrentas mas malsucedidas para depor os mesmos governantes, e ao elogiar as revoltas Bin Laden, que foi morto em um ataque dos EUA no Paquistão no dia 2 de maio, parecia tentar tornar os islâmicos novamente relevantes.
A Al Qaeda disse que Bin Laden, mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, gravou uma mensagem uma semana antes de sua morte. O áudio foi incluído em um vídeo de mais de 12 minutos de duração publicado em sites islâmicos na Internet.
"O sol da revolução nasceu no Magreb. A luz da revolução veio da Tunísia. Trouxe tranquilidade à nação e alegria ao semblante das pessoas", diz o orador, que soa como Bin Laden.
"À nação muçulmana - estamos observando com você este grande evento histórico e compartilhamos com você a felicidade e a alegria. Parabéns por suas vitórias e que Deus conceda perdão a seus mártires, recuperação a seus feridos e liberdade a seus prisioneiros."
O presidente da Tunísia, Zine al-Abidine Ben Ali, foi deposto por protestos em massa em janeiro, seguido por Hosni Mubarak, no Egito.
Bin Laden elogiou a revolução egípcia e exortou os manifestantes árabes a manter o ímpeto, acrescentando: "Acredito que os ventos da mudança irão envolver todo o mundo muçulmano."

Al-Qaeda tem novo líder

A televisão Al-Jazeera avança nesta quinta-feira que o novo líder interino da organização terrorista é Saif al Adel, um ex-oficial das Forças Especiais do Egipto.
De acordo com a televisão árabe, Al Adel foi nomeado para o cargo depois de uma reunião levada a cabo entre «seis a oito líderes da Al-Qaeda» realizada no dia 10 de Maio, na fronteira entre Paquistão e Afeganistão.
Saif Al Adel, ex-membro da Jihad Islâmica egípcia, tem cerca de 50 anos e até então era o chefe do braço militar da organização.
Também conhecido por Muhamad Ibrahim Makawi, o ex-militar egípcio é acusado de participar dos atentados contra as embaixadas americanas em Nairobi e Dar Es Salam, em 1998, e tem a cabeça a prémio por cinco milhões de dólares.
No entanto, de acordo com a AFP, Ayman al Zawahiri (o segundo na hierarquia da Al-Qaeda) continua apontado como o sucessor definitivo de Bin Laden.